Compliance

A Equipe de Compliance do Lamy & Faraco Lamy está pronta para apoiar organizações que queiram: implantar, desenvolver, aprimorar ou manter seus programas de Compliance, bem como buscar uma certificação como Agro+ Integridade, Pró-Ética ou ISO 37.001.

Com mais de duas décadas atuando na área de Compliance, os sócios do Lamy & Faraco Lamy possuem diversos publicações e titulação específica na área. Além da experiência operacional – tendo apoiado e gerido diversas organizações dos mais variados setores (notadamente: saúde, varejo, indústria e energia), combinam a experiência acadêmica e institucional.

O Compliance, uma ferramenta de governança corporativa para a gestão consciente de riscos, promove boas práticas de gestão o que também acarreta o cumprimento voluntário e preventivo de normas – reduzindo a exposição da empresa a riscos.

  • Implantação, desenvolvimento, aprimoramento ou manutenção de programas de Compliance:

 

A Equipe do núcleo de Compliance do Lamy & Faraco Lamy possui competência para implantar programas de Compliance que estejam aderentes ao FCPA (legislação norte-americana); UK Bribery Act (legislação anglo-saxã) e legislação brasileira a respeito do evitamento da corrupção.

O trabalho de implantação, que pode ter um ciclo de duração de 12, 24 ou 36 meses (neste último caso, tornando a empresa apta à postulação de selos e prêmios), e inicia com uma análise de riscos – conduzida pela metodologia internacional COSO – passando pelo apoio na definição de apetite ao risco e plano de mitigação, criação de políticas e procedimentos, condução de treinamentos, apoio na criação de canal de denúncia e divulgação do programa para a comunidade, bem como a composição e condução das atividades do Comitê de Compliance.

O desenvolvimento ou aprimoramento de um programa de Compliance já implementado consiste no apoio para a condução de uma ou mais das etapas do ciclo de compliance, ou  arepetição de etapas com olhar externo, além da revisão de documentos (como políticas, códigos de conduta e procedimentos). Também consiste na produção de legal opinion (opinião técnica) sobre temas relacionados a Compliance para projetos específicos (como M&As e negociações).

Finalmente, o escritório também oferece a função de Compliance Officer externo, sendo responsável pela manutenção de programas de Compliance já implementados. Neste caso, inclui-se no escopo do serviço o aprimoramento das ferramentas de controle interno existentes, bem com a criação de mecanismos novos que aprimorem e fortaleçam o sistema de governança corporativa.

  • Certificações:

 

Além de implantar, desenvolver, aprimorar e manter programas de Compliance, a Equipe do Lamy & Faraco Lamy possui larga experiência na preparação de empresas para receberem certificações e premiações de Compliance, tais como: Selo Agro+ Integridade; Pró-Etica e ISO 37.001.

Neste caso, o escopo do trabalho consiste na revisão de controles internos – ou criação de tais mecanismos por meio da implantação integral do programa – ajustando-os à expectativa dos respectivos órgãos regulatórios e certificadores.

O acompanhamento pode ser feito tanto para empresas que já possuem um programa de Compliance implementado, quanto para organizações que desejem tais selos/premiações, mas ainda não possuem nenhuma estrutura de controle interno.

Neste escopo, o prazo estimado de conclusão do trabalho é de 36 meses, por conta dos prazos normalmente exigidos à submissão dos candidatos às premiações.

  • Secondment:

 

Além da prestação de serviço em modelo remoto, o Lamy & Faraco Lamy também oferece a comodidade do modelo de serviço com deslocamento, em que um profissional sênior da equipe é deslocado para cumprir com exclusividade as horas que o cliente entender convenientes dentro da empresa. Seja atuando na implantação do programa, seja mantendo-o como Compliance Officer.

O escritório possui experiência de secondment com empresas nacionais e multinacionais.